Child pages
  • Divulgação
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

O Instituto Tecgraf/PUC-Rio tem se destacado no cenário nacional e internacional pelo desenvolvimento para a Petrobras de mais de 40 sistemas computacionais inovadores aplicados à todas as áreas da cadeia de produção de petróleo. Estes sistemas se baseiam em pesquisas feitas em cooperação com os Departamentos do CTC, além da participação em Redes Temáticas da Petrobras, que envolvem diversas outras instituições nacionais e estrangeiras.

Dentro de seu plano de formação de Recursos Humanos, o Instituto pretende contratar no próximo semestre novos estagiários recrutados das diversas áreas do CTC.  A busca por alunos do CTC se justifica pela interdisciplinaridade dos nossos projetos que envolvem conhecimentos em Engenharia e Computação. 

A seleção destes novos estagiários será feita através da avaliação do desempenho do aluno na disciplina do Departamento de Informática: INF1802 Tópicos em Engenharia de Computação II 3WA, (4 créditos, 2a e 4a feira de 9 às 11h).  Os alunos devem ainda ter livre o horário de 6a feira de 9 às 11h para encontros semanais de discussão do projeto.

Este curso visa dar aos alunos do CTC que tenham interesse em Computação, o complemento da formação que eles tiveram em Programação I e II de forma que eles possam aprender os fundamentos para desenvolver projetos web completos.

Durante o curso, os alunos participarão de um projeto piloto de desenvolvimento de um sistema técnico-científico do Instituto envolvendo o monitoramento e a gestão de objetos móveis através da web. O projeto será baseado no trabalho realizado no Instituto para o rastreamento da movimentação dos peregrinos no Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude. Os alunos terão uma vivência, supervisionada pelo professor, de todas as etapas do desenvolvimento de sistema na web, passando pela concepção, modelagem, implementação e teste. Vai mostrar, na prática, os desafios para a construção profissional de um sistema complexo na web, utilizando a linguagem de programação Java, acessando banco de dados, com tratamento de concorrência e testes unitários.

Incentivamos todos os bons alunos do CTC a participarem, mesmo os que não são do Departamento de Informática. O curso está preparado para dar a base de programação necessária para suprir ou revisar conceitos e fundamentos necessários para a sua realização. 

Oferecemos 30 vagas para o curso. Os melhores alunos serão selecionados para serem estagiários da equipe do Instituto Tecgraf/PUC-Rio a partir do segundo semestre. 

Para alunos da PUC-Rio, sem reprovações e com notas em Programação I e II acima de 8.5 e CR acima de 8.0, o Instituto oferece bolsas já neste semestre, durante a realização do curso. Neste caso, o aluno precisa ter disponibilidade para se dedicar por mais 8 horas, além dos horários do curso. A aplicação para estas bolsas deve ser feita enviando um e-mail para estagio@tecgraf.puc-rio.br, com cópia do Histórico Escolar atualizado.

  • No labels