Skip to end of metadata
Go to start of metadata

1. Instalação e configuração

Os pacotes do Serviço de Colaboração estão disponíveis na página Serviços Extras, conforme a versão do serviço e a plataforma. Detalhes sobre o versionamento como também a especificação de uma plataforma podem ser obtidos na página de Download.
    1. Baixar o pacote da versão desejada para a plataforma em que o serviço será executado e extrair através do tar com suporte ao gzip:

      $> mkdir collaboration-service && tar -zxf <nome-do-pacote>.tar.gz -C collaboration-service
    2. Gerar um par de chaves pública e privada seguindo as orientações da seção 3.3 do Manual OpenBus 2.0.0.
    3. Autorizar no barramento a execução do serviço através da ferramenta de administração busadmin. Detalhes sobre a ferramenta podem ser encontrados na seção 3.2 do Manual OpenBus 2.0.0. Os passos necessários estão descritos no script admin/collab.adm contido no pacote:

      $> busadmin --login=<admin> --password=<password> --script=collaboration-service/admin/collab.adm
    4. Executar o serviço informando na linha de comando a localização da chave privada que foi gerada anteriormente e o local onde o banco de dados do serviço deve ser armazenado:

      $> collaboration-service/bin/collaboration-service -privatekey <path>/collab.key -database <path>/db.sqlite3

       

      1. Ao executar o binário acima a seguinte mensagem de log deve ser retornada: "Servico de colaboracao 1.0.0.X iniciado com sucesso".

2. Desenvolvimento

Como documentação para o desenvolvedor o arquivo IDL(Interface Definition Language) collaboration.idl que está contido no pacote collaboration-service-idl deve ser consultado. Este arquivo contém a API(Application Program Interface) do serviço de colaboração em CORBA com alguns comentários no formato Doxygen. Por enquanto não há outra documentação para o desenvolvimento.
  • No labels

1 Comment

  1. Anonymous

    Há outra documentação para o serviço de colaboração?

Write a comment…