Child pages
  • Glossário
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Glossário

Nesta seção são apresentados os significados de termos comuns a usuários e desenvolvedores de sistemas que usam o CSBase.

Termo

Significado

Algoritmo

Programa / executável integrado ao sistema, que pode ser executado em um servidor remoto, através dos SGAs. Os algoritmos recebem parâmetros de execução através dos configuradores. Arquivos de entrada e de saída devem obrigatoriamente pertencer à área de projetos.

Aplicação

São módulos com interface gráfica, desenvolvidos para atender a um conjunto de objetivos específico, disponíveis ao usuário através de atalhos na área de trabalho ou itens de menu do CSBase. Uma importante distinção entre "aplicações" e "algoritmos" é que as primeiras executam localmente, utilizando os recursos da máquina do usuário, enquanto que os últimos rodam remotamente, através dos SGAs. Algumas aplicações já disponíveis no framework são: Bloco de notas, Calculadora, Transferência FTP, etc. Outros sistemas, desenvolvidos por terceiros, que executem localmente e possam ser disparados através de atalho na área de trabalho, também são considerados aplicações.

Árvore de Algoritmos

Conjunto de arquivos e diretórios, organizados em uma árvore, reunindo informações sobre algoritmos. Cada algoritmo na árvore pode possuir diversas versões. Para cada uma delas são disponibilizados um ou mais arquivos executáveis, um arquivo XML de configuração e um arquivo HTML de ajuda.

Comando

Processo ou conjunto de processos executando em um ou mais servidores remotos, respondendo à solicitação de um usuário de execução de um algoritmo.

Configurador

Janela que permite ao usuário informar dados necessários para a execução de um algoritmo, como por exemplo: arquivos de entrada e saída, arquivo de log, número de etapas, etc. Os campos dessa janela podem ser personalizados editando-se um arquivo XML, único para cada configurador, disponível na árvore de algoritmos.

Projeto

Conjunto de arquivos e diretórios, organizados em uma árvore, com o objetivo de congregar e compartilhar informações entre vários usuários, unidos por um propósito comum. O CSBase permite que cada usuário trabalhe com apenas um projeto de cada vez, mas oferece recursos para que arquivos possam ser copiados entre projetos.

Sistema

Conjunto de aplicações com propósitos afins ou complementares, desenvolvido com base no CSBase. Exemplos de sistemas: WebSintesi, Infogrid, MARLIM, Georisco.

SGA

Servidor de Gerência de Algoritmos. Trata-se de um serviço que executa em uma máquina remota, responsável por intermediar a comunicação entre essa máquina e o servidor CSBase. Quando o usuário solicita a execução de um algoritmo, indica em qual(is) SGA(s) esse algoritmo deverá executar. O servidor CSBase faz então uma chamada a cada SGA selecionado, os quais disparam a execução em suas respectivas máquinas, contactando novamente o servidor CSBase ao término da execução, para informar o sucesso ou fracasso da operação. O servidor CSBase periodicamente consulta o estado geral (uso de CPU, memória, etc) dos SGAs e dos comandos que estão em execução.

  • No labels