Skip to end of metadata
Go to start of metadata

No projeto OpenBus é possível distinguir três perspectivas distintas que são relacionadas com o papel que o usuário tem com o barramento:

  • Administradores de Sistema: as pessoas que possuem acesso a máquina onde o barramento será executado e são os responsáveis por levantar e parar o barramento. 
  • Gerentes do Barramento: aqueles que irão desempenhar o papel de organizar e acompanhar o que é publicado no barramento. 
  • Desenvolvedores de Sistemas Integrados: responsáveis por implementar a integração de seus respectivos serviços e aplicações ao barramento. 

Desenvolvimento 

Relatório Técnico do OpenBus

Em 2015 foi publicado um relatório técnico no Instituto Tecgraf / PUC-Rio descrevendo as características do protocolo do OpenBus. Esse documento descreve a solução e o funcionamento interno do mecanismo de identificação e autenticidade das mensagens do middleware e é uma fonte adicional de informação e estudo.


Tutorial do OpenBus 2.0

A documentação mais abrangente sobre as funcionalidades da Biblioteca de Acesso do OpenBus e do Assistente está organizada como um tutorial. Esse tutorial possui slides que são usados em treinamentos e um livro que transcreve as explicações fornecidas durante os treinamentos.

SlidesLivro

Repositório Git dos slides e do livro do tutorial

O tutorial do OpenBus 2.0 utiliza a linguagem Java nos exemplos de código, mas também serve para guiar o estudo das APIs nas outras linguagens tanto porque as funcionalidades existem em todas as linguagens quanto porque os mnemônicos são similares.

Para detalhes sobre a API em cada linguagem, consulte os guias de referência (javadoc, doxygen, xml comments em c# e luadoc) que acompanham o pacote de cada SDK na página de Download do SDK.

 

 

Tutorial do Assistente do OpenBus

Java - ORB JacORB

C++ - ORB Mico

VersãoDocumento
2.0.0Tutorial da API do Assistente

C# - IIOP.Net

VersãoDocumento
2.0.0Tutorial da API do Assistente

Lua - ORB OiL

VersãoDocumento
2.0.0 

Referências das tecnologias básicas

SCS

http://www.tecgraf.puc-rio.br/scs

CORBA

  • No labels
Write a comment…