Child pages
  • Objetivo
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

 

Resumo: Este curso possibilita que os alunos aprendam como construir e desenvolver arquiteturas de aplicações web acessando banco de dados – através da Internet, na “nuvem”, usando o browser (em um PC, tablet, celular) como interface de usuário. Os alunos terão uma vivência, supervisionada pelo professor, de todas as etapas do desenvolvimento profissional de sistema na web, através de um projeto de monitoramanento de objetos móveis.


O curso apresenta o desenvolvimento de aplicações web sob a perspectiva da engenharia. Vamos considerar os padrões de projeto e os fundamentos das arquiteturas de aplicações web modernas e seus principais componentes. Os alunos vão vivenciar na prática o desenvolvimento de um projeto de uma aplicação web de monitoramento de objetos móveis. No final do curso, nós esperamos que os alunos possam:

  • Projetar e desenvolver aplicações web modernas. O curso mostrará aos alunos como construir e fazer deploy de todas as tecnologias e protocolos associados ao desenvolvimento completo de uma aplicação web. Não é um curso sobre como fazer uma página web bonita.
  • Entender o vocabulário e os principais componentes da arquitetura de aplicações web e como elas funcionam em conjunto. As aplicações web são complexas. Uma aplicação típica engloba um banco de dados armazenando e disponibilizando informações, um servidor em uma camada intermediária disponibilizando as informações pela Internet e fazendo o processamento da aplicação, e o browser do usuário (atualmente disponível em diversos dispositivos como PC, tablets e celulares) na outra ponta desta arquitetura. Neste contexto, apenas pensando sob a perspectiva de linguagem de programação, estão envolvidas neste processo: a do banco de dados (SQL), a do servidor web (Java ou uma linguagem de sripting), a do browser (JavaScript, HTML, CSS), sem contar com o protocolo para a comunicação entre estas diferentes camadas. Neste curso, não esperamos que os alunos se tprmem expert em todas as linguagens, mas que tenham os conceitos fundamentais para estarem aptos à se aprofundar nesta complexidade futuramente.

  • Usar Java e um framework para programação na web. O curso apresentará a linguagem Java e como construir o servidor usando esta linguagem. Além disso, os alunos também serão apresentados aos padrões de projeto clássicos e aos frameworks mais atuais para desenvolvimento de aplicações na web. A proposta é que o aluno entenda os fundamentos básicos destes frameworks e que embora, o projeto realizado em sala de aula seja desenvolvido em um deles, os conceitos possam ser transferidos para outros frameworks.
  • Projeto Supervisionado em Monitoramento de Objetos Móveis.  Os alunos vão colocar em prática os assuntos tratados em sala de aula através de um projeto supervisionado pelo professor. O projeto será de um sistema de monitoramento de objetos móveis.  

 

 

 

 

  • No labels