Child pages
  • Principais Funcionalidades
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Principais funcionalidades do CSBase

Gerenciamento de dados dos usuários.

Os arquivos dos usuários são organizado por projetos.  A estrutura de um projeto é hierárquica, isto é, o usuário pode criar sub-diretórios para organizar melhor seus dados. Cada usuário pode gerenciar seus próprios projetos e compartilhar seus arquivos com mais de usuário.

Gerenciamento de algoritmos

Os algoritmos são registrados em uma estrutura de diretórios organizados por versão. O framework permite que novos algoritmos sejam incorporados dinamicamente ao sistema, oferecendo facilidades para contrução das interfaces GUI de parametrização e documentação desses algoritmos.

Facilidades para construção e integração de aplicações

O framework oferece uma base de componentes para que o desenvolvedor possa criar e integrar diversos tipos de aplicações ao seu ambiente.

  • Componentes prontos simplificam a construção e a incorporação de aplicações em Java no desktop de projetos do usuário. Essas aplicações executam como applets na máquina do cliente e podem comandar a execução remota de algoritmos.
  • Aplicações legadas podem ser executadas remotamente em uma das plataformas de execução de algoritmos, com redirecionamento do display para a máquina do cliente.
  • Uma biblioteca (WIO) permite a integração de aplicações não desenvolvidas em Java e que precisem executar localmente fazendo acesso a área de projetos do usuário.
Gerenciamento e monitoração de plataformas de execução de algoritmos

O framework permite que diversas plataformas de execução de algoritmos sejam integradas ao ambiente. O usuário pode monitorar o estado dessas plataformas, utlizando diferentes tipos de gráficos de acompanhamento de ocupação de CPU e memória das máquinas.

Execução remota de algoritmos

O usuário pode comandar a execução de um algoritmo em uma das plataformas de execução de algoritmos. A escolha da plataforma pode ser feita automaticamente ou o usuário pode selecionar uma disponível no ambiente. A ativação do comando de execução é implementada de forma independente da linguagem de implementação e da plataforma de execução do algoritmo.

Acompanhamento da execução de algoritmos

O usuário pode acompanhar o andamento e interromper o processamento dos algoritmos que submeteu para execução remota.

Trabalho cooperativo

O framework provê suporte a diversas facilidades para trabalho cooperativo.

  • Projetos podem ser criados com permissão de leitura e escrita para vários usuários.
  • O usuário pode publicar arquivos para leitura por outros usuários.
  • Mensagens instantâneas podem ser trocadas entre usuários.
  • Os usuários podem criar grupos de outros usuários, simplificando a troca de mensagens e a publicação entre os usuários desses grupos.
Transferência de arquivos

O usuário pode fazer upload e download de arquivos usando protocolos ftp e http.

Administração do ambiente

O administrador possui facilidades de cadastramento de usuários e senhas, classes de permissionamento e atribuição de permissões aos usuários.
O administrador pode também monitorar a área de disco utilizado pelos projetos dos usuários.

  • No labels